Grande ou pequena, a casa tem de ser funcional e confortável, acima de qualquer coisa. E, para isso, algumas medidas e distâncias devem ser respeitadas durante o planejamento do projeto.
Afinal de contas, quem nunca conheceu uma casa estreita, em que os móveis mal passavam pelas portas? Para que isso não aconteça e traga mais dor de cabeça do que alegria para o habitante, é necessário prestar atenção no distanciamento e nas medidas dos móveis, portas e paredes.
SALA
No ambiente principal da casa, é importante que a porta de entrada tenha no mínimo 60 cm para que os visitantes e moradores passem tranquilamente. No entanto, essa largura varia até 80 cm, medida ideal para a passagem de cadeirantes. É importante que a medida escolhida seja mantida em todos os espaços de passagem da residência.
Para garantir conforto ao levantar-se ou sentar-se à mesa, o ideal é que se tenha um espaço de 60 cm de distância entre a cadeira e a parede. Se houver braços nas cadeiras, esse valor deve ser aumentado em 20 cm.
Já para quem não abre mão de uma charmosa mesinha de centro, a distância mínima entre a TV e o item deve ser de 40 cm. Agora, se o rack tiver gavetas, a distância deve ser de pelo menos 50 cm. Afinal de contas, nada mais desagradável do que uma visita tropeçar na mesa de centro, não é mesmo?
COZINHA
Na cozinha, as medidas mínimas serão diferentes das da sala para garantir a circulação do ambiente. No corredor, a distância recomendada é de 1 metro de largura, levando em consideração a movimentação de pelo menos duas pessoas.
Pensando na passagem dos eletrodomésticos, como geladeira e fogão, o ideal é que a porta tenha 80 cm. Uma dica é apostar em portas de correr para economizar espaço do local.
Em relação aos eletrodomésticos, em especial o micro-ondas, é importante que eles fiquem dispostos no local, não muito próximos e nem colados nas paredes, para que o calor gerado por eles não afete o seu próprio funcionamento. Atenção especial também ao fogão que não deve ficar posicionado muito próximo à geladeira, para evitar possíveis perigos, como, por exemplo, a explosão do vidro do forno.
QUARTOS
No ambiente onde passamos 1/3 das nossas vidas, a circulação deve ser livre, por isso é recomendado que os corredores tenham 60 cm de largura. Já nas laterais da cama, a distância mínima também é de 60 cm entre a parede, para que a possa se sentar e confortavelmente, por exemplo, calçar os sapatos. Outra opção é colocar dois criados-mudos. A distância da cama para o guarda-roupa também deve ser, no mínimo, de 60 cm, para que as portas do móvel não batam na cama.
BANHEIRO
O banheiro é um dos espaços mais polêmicos em diversos projetos. Os apartamentos com plantas mais recentes ganharam fama por projetaram esses ambientes com tamanhos mínimos e um tanto desconfortáveis.
A boa notícia é que é possível ter um banheiro pequeno e funcional, mas algumas medidas devem ser respeitadas. A porta deve abrir e não encostar na pia, principalmente. Além disso, a distância mínima do vaso sanitário e da pia deve ser de 30 cm. Já a largura do vaso até a parede deve ser de pelo menos 60 cm.
No box, a largura deve ser de 90 cm, o que garantirá um espaço confortável, permitindo que o habitante possa se movimentar e abaixar livremente durante o banho.